Quando falamos em toxina botulínica, logo vem à mente a principal marca do produto: Botox® Allergan, da farmacêutica irlandesa.
Mas o que é essa substância? É seguro aplicar no rosto? Quais são as melhores marcas de botox e como comprar?
Essas são algumas das principais dúvidas que as pessoas têm em relação à toxina botulínica. E, pensando em esclarecer todas elas, elaboramos este Guia Completo!
Nós somos a Dream Plastic, a clínica mais recomendada pelas mulheres. E, todos os dias, atendemos pacientes buscando se livrar das rugas e linhas de expressão.
E uma das funções do botox é justamente rejuvenescer a pele e prevenir os sinais de envelhecimento. Mas não para por aí, o produto também é usado para o tratamento de diversas enfermidades, como a enxaqueca e a hiperidrose.
Quer saber tuuudo sobre a toxina botulínica? Então vem com a gente!
- O que é toxina botulínica?
- Para que serve a toxina botulínica?
- Quais são os tipos de toxina botulínica?
- Qual é a melhor marca de toxina botulínica?
- Qual é o mecanismo de ação da toxina botulínica?
- Pode aplicar toxina botulínica no rosto?
- Toxina botulínica trata bruxismo?
- Toxina botulínica serve para enxaqueca?
- Como é o tratamento com toxina botulínica para hiperidrose?
- Como escolher a marca da toxina botulínica?
- Quem pode aplicar a toxina botulínica?
- Como ter qualidade e segurança na hora de aplicar a toxina botulínica?
- Quais cuidados devo tomar após a aplicação da toxina botulínica?
- Quanto custa a aplicação da toxina botulínica?
- Qual o lugar ideal para aplicar a toxina botulínica?
O que é toxina botulínica?
A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium Botulinum. Quando ingerida em grandes quantidades pode causar botulismo, uma doença neuroparalítica grave. Porém, se aplicada corretamente, a substância provoca a paralisia temporária do músculo, impedindo a formação das rugas e de outros sinais de envelhecimento.
Um dos nomes dessa substância é BoNT, e já houve um tempo em que essa toxina era vista apenas de forma negativa. Porém, com os avanços científicos e com a descoberta de novas utilidades para essa proteína, a toxina botulínica se tornou uma das substâncias mais utilizadas na área da medicina estética.
A princípio, essa toxina era usada apenas de forma terapêutica, para o tratamento de certas enfermidades neurológicas. Devido a sua ação “paralisante”, a substância consegue provocar o relaxamento dos músculos que se contraem involuntariamente ou de forma excessiva.
Agora, pense bem em como isso pode ser benéfico para evitar a formação de rugas e marcas de expressão no rosto, que são causadas justamente pela movimentação dos músculos da face. Bom, é exatamente esse o diferencial da toxina botulínica.
Agora dá para entender por que é um produto tão apreciado pelas mulheres, não é mesmo?
Sobre o uso da toxina botulínica para fins estéticos
A toxina botulínica só passou a ser utilizada como tratamento após inúmeros testes em laboratório. O uso clínico dessa substância foi liberado em 1982, quase 100 anos depois dos primeiros testes para identificar o causador do botulismo.
Em 1987, uma oftalmologista canadense observou que, durante o tratamento de uma de suas pacientes com a substância, houve uma redução significativa das rugas ao redor dos olhos.
Essa médica, junto de seu esposo, um dermatologista, começaram a levantar a hipótese de que a toxina botulínica também pudesse tratar as linhas de expressão.
Atualmente, essa substância é utilizada no tratamento de diversas enfermidades, como a hiperidrose, blefaroespasmos e bruxismo. Além, é claro, de tratar as rugas e marcas de expressão, sendo esse o seu uso mais popular.
Para que serve a toxina botulínica?
A toxina botulínica tem como objetivo provocar a paralisia temporária do músculo. Sua aplicação nas áreas do rosto atua prevenindo as rugas e linhas de expressão, impedindo a formação dos sinais de envelhecimento. O uso da substância também é indicado para o tratamento de algumas doenças neurológicas.
Com o passar dos anos, devido a contração do músculo e os gestos faciais, começam a se formar rugas em nosso rosto, além de linhas de expressão que se tornam cada vez mais evidentes se não forem tratadas.
O tratamento com a toxina botulínica visa justamente impedir esses movimentos repetitivos, prevenindo assim a formação dessas marcas. Porém, essa não é a única função do produto, já que o efeito de paralisia do músculo pode ajudar no tratamento de pessoas que sofrem com espasmos faciais.
E essa não é a única condição que o produto é capaz de tratar, doenças como o bruxismo, enxaquecas crônicas, hipersalivação, hiperidrose, estrabismo e rigidez muscular também podem ser tratadas com a ajuda da toxina.
Quais são os tipos de toxina botulínica?
Existem sete subtipos da toxina botulínica, que são separados por letras, de A a G. Nós, humanos, somos afetados por cinco destas (A, B, E, F e G) sendo a A, B e E os tipos com principais manifestações de doenças. Para fins estéticos, é usado apenas o tipo BoNT-A.
A toxina do tipo A e B já foi encontrada em vários alimentos, em sua maioria os em conserva, já o tipo E costuma estar presente em peixes e frutos do mar.
Ah! Vale lembrar que essa substância só está presente em alimentos contaminados, seja por causa do solo, através de resíduos fecais ou por uma má conservação daquele alimento.
Atualmente, os tipos BoNT-A e BoNT-B são utilizados para fins estéticos e terapêuticos.
Qual a diferença entre a toxina botulínica tipo A e B?
A toxina botulínica do tipo A é a principal utilizada para fins estéticos e terapêuticos, justamente por ser a mais potente. Porém, quando o organismo desenvolve certa resistência à essa substância, pode ser utilizada a toxina do tipo B, indicada para o tratamento de algumas doenças.
Geralmente, a BoNT-B é indicada para tratamento de distonia cervical e sua dosagem tende a ser maior que a do tipo A. No âmbito estético, é utilizada apenas a toxina do tipo A, pois ela oferece resultados melhores no combate aos sinais do envelhecimento.
Qual é a melhor marca de toxina botulínica?
Atualmente, as melhores marcas de toxina botulínica no mercado são:
- Botox®, da farmacêutica irlandesa Allergan;
- Dysport®, produzido pela Ipsen Biopharm;
- Xeomin®, do laboratório Biolab;
- Botulift®, produzido pelo laboratório Bergamo.
Entre essas 4 marcas de toxina botulínica há uma grande diferença no que diz respeito à durabilidade e a apresentação de cada produto. Porém, o mais importante é avaliar se a marca possui a liberação da ANVISA.
Por isso, é difícil dizer se o Dysport® é uma marca boa, ou se vale mais a pena comprar o Botulift® devido a sua durabilidade e valor. No final das contas, o que realmente importante é verificar se a substância é liberada pela ANVISA.
De modo geral, as 4 marcas são bem populares no mercado, mas o produto da farmacêutica Allergan é o mais conceituado. O laboratório irlandês é referência quando o assunto é toxina botulínica, e as melhores clínicas de estética dão preferência para o produto da marca, o verdadeiro Botox®.
O Botox da Allergan é bom?
A substância da Allergan é a original, a empresa foi a primeira marca a realizar estudos com a BoNT e a pioneira na comercialização do produto. Talvez por isso, ela se tornou muito conhecida, sendo a patenteadora do Botox®.
Aqui na Dream, nós usamos o Botox da Allergan, justamente por ela ser a clássica, e que possui o maior número de estudos científicos que garantem a sua qualidade e segurança.
A Toxina botulínica Dysport é boa?
O produto da Dysport é um dos que são liberados pela ANVISA para o uso cosmético e terapêutico. Logo, ela é boa e possui a durabilidade necessária e ideal para a aplicação. Ela é uma das marcas mais conhecidas e usadas pelos profissionais que podem aplicar o produto, justamente por apresentar um bom índice de segurança e qualidade.
Ela apresenta bons resultados nas aplicações nas axilas, para tratamento da hiperidrose, por isso, se torna bem indicada para este fim.
A Toxina botulínica Xeomin é boa?
A toxina botulínica Xeomin é bastante utilizada entre os profissionais da saúde e oferece bons resultados. A principal proposta da marca é proporcionar um produto mais puro, sem aditivos que causam resistência no organismo. Além disso, o produto é liberado pela ANVISA.
A toxina botulínica Xeomin muitas vezes é conhecida como “Botox chinês”. Contudo, vale lembrar que a única marca que pode utilizar o nome Botox® é a Allergan.
A Toxina botulínica Botulift é boa?
A toxina botulínica da Botulift é boa e liberada pela ANVISA, portanto, pode ser indicada para o uso clínico e estético. Essa marca é uma das mais usadas por pessoas intolerantes à lactose, enzima que está presente em outras marcas como a Dysport.
Assim como os demais produtos, a Botulift tem a durabilidade estimada de 4 a 6 meses, sendo necessário a reaplicação da mesma.
Qual é o mecanismo de ação da toxina botulínica?
O mecanismo de ação da toxina botulínica basicamente é a liberação do neurotransmissor acetilcolina na sinapse ou na placa neuromotora, que é o responsável pela contração muscular. Portanto, seu uso leva a uma diminuição da contração muscular da região onde é aplicada.
Essa condição é bem útil em regiões que possuem uma intensidade maior de contração muscular. Sendo alguns dos efeitos dessa paresia os seguintes:
- Redução da atividade muscular por um período de 3 a 6 meses;
- Prevenção de mudanças degenerativas dos músculos;
- Normalização da tensão muscular e a eliminação dos fatores de estresse;
- Redução de mediadores inflamatórios.
Após a duração da ação da BoNT, que leva cerca de 2-3 meses, a substância passa a ser absorvida com o tempo, podendo levar até 6 meses para sair totalmente do organismo. Logo, após esse prazo, é indicado a reaplicação do tratamento.
Contudo, dependendo do organismo de cada paciente, a duração varia mesmo entre indivíduos com a mesma patologia.
Da mesma forma que, em alguns tratamentos, como o da hiperidrose, a substância apresenta uma queda mais lenta de sua efetividade, podendo levar até 11 meses para sair totalmente do organismo.
É claro que, em organismos que metabolizam a BoNT mais rápido e que consequentemente necessitam de mais aplicações ao ano, a paciente pode apresentar maior quantidade de anticorpos e os efeitos da BoNT podem ser bem menores, ou simplesmente não acontecer, uma vez que os anticorpos causam a resistência à substância.
Pode aplicar toxina botulínica no rosto?
O uso da toxina botulínica é indicado para o rosto no tratamento de rugas e linhas de expressão, além de tratar as assimetrias faciais. A aplicação a BoNT-A nessa região impede o envelhecimento precoce e garante que, mesmo na velhice, a paciente se sinta bem com a sua pele e sua beleza.
Os principais pontos de aplicação da substância no rosto são os estéticos, como: testa, glabela, pés de galinha e nas rugas dos lábios. Estes têm a função de prevenir que as ruguinhas dinâmicas se tornem profundas e estáticas, permanentes.
No rosto, a substância consegue paralisar o músculo que gera o movimento da face, dessa forma não são formadas as rugas.
Atenção! Sempre garanta que o profissional tenha ótimos resultados de aplicação no rosto. Para isso, veja resultados de outras pacientes.
Aqui na Dream temos o maior grupo destinado a pacientes de procedimentos e cirurgias estéticas do país, com mais de 100 mil mulheres compartilhando suas experiências diariamente. Veja:
Toxina botulínica trata bruxismo?
A toxina botulínica é muito eficaz para o tratamento do bruxismo. Uma contração disfuncional da arcada dentária que ocorre, geralmente, à noite. Além de diminuir o nível da dor, a frequência e a gravidade dos episódios. Seu uso não mostra efeitos adversos importantes.
No tratamento, é injetada a substância nos músculos masseter e o ventre anterior do temporal provocando o relaxamento da área.
Neste estudo, você consegue saber mais sobre os benefícios do BoNT para a patologia.
Além de seu uso para o bruxismo, a substância também ajuda no tratamento de Disfunção Temporomandibular (DTM).
Toxina botulínica serve para enxaqueca?
O uso da toxina botulínica é indicada para a enxaqueca, seu uso ajuda na diminuição da tensão da região e no estímulo de neurônios sensitivos que inervam os a pele, logo, auxiliando com a dor de cabeça e diminuindo a frequência dos episódios.
Em 1991, alguns pacientes que usavam a BoNT como forma cosmética, notaram que seus episódios de enxaqueca diminuiam significativamente após a aplicação da substância.
Logo, após alguns estudos, foi confirmado que seu uso terapêutico poderia ajudar em casos de enxaqueca crônica.
Como é o tratamento com toxina botulínica para hiperidrose?
O tratamento para hiperidrose com a toxina botulínica é feito com a aplicação do produto nas axilas, mãos, pés e testa com o espaçamento de 0,5mm a 1cm entre os pontos, sendo diferente da finalidade estética. Dessa forma, há a inibição dos terminais nervosos que geram a hiperatividade das glândulas sudoríparas que fabricam o excesso do suor.
Além disso, a duração da substância nessa região tende a ser bastante duradoura, podendo levar até 11 meses para o corpo expelir totalmente a substância.
Neste estudo, é possível acompanhar casos de pacientes com hiperidrose que se trataram com a substância.
Como escolher a marca da toxina botulínica?
Existem alguns cuidados a se tomar na hora de escolher a marca da toxina botulínica, sendo que o mais importante é verificar a liberação de seu uso pela ANVISA. Além disso, é inteligente olhar a composição do produto para verificar se existe algum componente que pode causar alergias.
Infelizmente, não são raros os casos de profissionais que, pensando em cobrar barato, ou simplesmente por não se darem o trabalho de pesquisar antes, compram marcas clandestinas e colocam em risco a segurança da paciente.
Entre os muitos problemas que acontecem com marcas conhecidas, um dos mais conhecidos em 2022 é o de uma dentista que estaria aplicando um produto pirata em seus pacientes.
Além do profissional verificar toda a procedência do produto, a paciente também deve cobrar que o mesmo utilize um produto de qualidade que é legalizado pelo órgão da ANVISA.
Quais são os riscos de usar uma marca clandestina?
Lembra que falamos que o produto provém de uma bactéria que pode ser letal? Em marcas que não são vigiadas pelo órgão responsável, não se sabe ao certo qual a procedência e como foi tratada aquela substância.
Logo, uma BoNT que não está bem processada pode, sim, causar botulismo.
Como dissemos, a doença do envenenamento da salsicha é fatal e, todos os anos, existem milhares de casos no mundo inteiro com a contaminação por essa bactéria.
E sim, as aplicações de substâncias bem tratadas, liberadas e legalizadas são muuuuito seguras, mas não existe esse controle nos casos de marcas clandestinas.
Ou seja, não vale arriscar a sua vida para pagar mais barato.
Outro risco comum em usar marcas clandestinas são as infecções, que podem levar a casos graves de necrose da pele, justamente o que aconteceu na matéria citada acima, onde o Fantástico documentou diversos casos que vinham acontecendo naquela região.
Quem pode aplicar a toxina botulínica?
Pelo BoNT ser um medicamento, ele deve ser prescrito pelos profissionais responsáveis pela sua especialidade, logo, um dentista pode aplicar em tratamentos para a arcada dentária, uma dermatologista e um cirurgião plástico para tratamento da derme e assim por diante.
Então não, esteticistas, farmacêuticos e biomédicos não podem aplicar o Botox, já que o mesmo precisa de prescrição médica.
Nem mesmo dentistas podem aplicar o produto para fins estéticos, e os profissionais que fazem isso não possuem ética já que colocam seus pacientes em risco. Grande parte desses casos, como o citado na matéria, são de dentistas que fazem a diluição errada e usam marcas clandestinas em seus pacientes.
Até porque, você confiaria em um arquiteto para, literalmente, levantar a sua casa? Acredito que não. Por mais que o arquiteto tenha noções breves de estrutura, sua especialização é fazer a projeção da casa, não levantar ela, isso é trabalho de um engenheiro e da equipe dele.
O mesmo vale para essas profissões que, infelizmente, aplicam a substância de forma ilegal por um preço baixo. Elas colocam em risco a segurança e a qualidade da aplicação.
Como faz para diluir a toxina botulínica?
Um dos grandes problemas de realizar as aplicações em locais que não são aptos para o tratamento é justamente a diluição.
Nesses lugares, os profissionais não estão preocupados com a duração da aplicação, mas sim com ganhar dinheiro. Por isso, eles diluem um único frasco, que deveria atender um só paciente, para 2, 3 pessoas.
Isso faz com que a durabilidade do tratamento seja bem inferior ao recomendado, sendo necessário aplicar várias vezes ao ano.
Criando a resistência ao tratamento, já que quanto mais exposto é o organismo, mais anticorpos ele irá criar.
Como ter qualidade e segurança na hora de aplicar a toxina botulínica?
Existem alguns pontos que garantem a qualidade e a segurança da aplicação. A maioria desses fatores podem ser influenciados no momento de escolha da paciente.
Os principais pontos são:
Escolher um médico com experiência
A escolha de um profissional experiente para realizar a aplicação é essencial para que a aplicação seja da mais alta qualidade, com segurança e técnica impecáveis.
Se a paciente deseja que o procedimento dela ocorra bem, ela precisa buscar profissionais aptos para realizar a aplicação da melhor forma possível.
Geralmente, em casos de pacientes que realizam a aplicação cosmética, a busca pelas promoções e preços baixos as fazem chegar em profissionais que não estão aptos para realizar o procedimento.
As colocando em riscos de infecções, má diluições e marcas clandestinas de BoNT que podem não estar em condições de aplicação.
Logo, escolher médicos que são experientes e que têm boas técnicas de aplicação garante que o tratamento seja o mais seguro o possível.
Verificar se o frasco está em condições ideais
Falamos bastante sobre os perigos das marcas clandestinas e das liberadas pela ANVISA, mas sabia que, mesmo com as melhores marcas, como a Botox, é necessário ter condições de conservação e diluição adequadas?
Para a diluição, o frasco de produto deve ser usado no tratamento de um paciente somente, sendo o restinho que pode vir a sobrar no frasquinho, utilizado no retorno de acompanhamento que pode acontecer alguns dias após a aplicação.
Até lá, o frasco deve estar conservado em um refrigerador de acordo com a bula de cada fabricante.
Sabemos que, profissionais não aptos, podem não realizar essa conservação da melhor forma, colocando a paciente em riscos graves de infecção.
Realizar o retorno para o acompanhamento
A BoNT é um tratamento, logo, devem haver retornos para acompanhar a evolução e o caso de cada paciente. Mesmo em casos de aplicações estéticas.
Isso garante que a BoNT-A está fazendo o efeito necessário para garantir a melhor qualidade de vida e tratar as necessidades de cada um.
Por isso, opte por clínicas que possuam a possibilidade de retorno.
Sabemos que, nos casos clínicos, é mais certo que o médico realize o acompanhamento de perto, até para ver como a substância está agindo no corpo do paciente. Mas nos casos de usos cosméticos, grande parte das clínicas aplicam e nunca mais pedem o retorno da paciente, o que é errado.
Imagine só, a paciente vem realizar a aplicação, mas houve o deslocamento da substância e um lado ficou levemente assimétrico, o retorno garante que exista uma correção para essa assimetria.
Quais cuidados devo tomar após a aplicação da toxina botulínica?
Para existir um bom antes e depois da toxina botulínica, é necessário tomar alguns cuidados após a aplicação como, por exemplo, não deitar nas horas adjacentes, já que isso promove o deslocamento do produto.
Dentre os principais cuidados estão:
- Não deitar nas próximas 4-6 horas;
- Não tomar sol nos próximos dias;
- Aplicar gelo nas regiões que apresentarem inchaço.
Segundo isso e as demais recomendações médicas, o seu resultado pode ser muito satisfatório.
Quanto custa a aplicação da toxina botulínica?
O custo final da aplicação depende de alguns fatores, como a marca, a diluição e a experiência do profissional. Contudo, o valor não deve ser definido somente pelo preço, uma vez que todos esses fatores são essenciais para a qualidade da aplicação.
Você pode saber mais sobre tudo que interfere no preço da toxina botulínica no link.
Qual o lugar ideal para aplicar a toxina botulínica?
O lugar ideal para aplicar a substância é em uma clínica que tenha ótimos profissionais, use boas marcas do produto e que tenha a possibilidade de retorno e acompanhamento.
Por isso, antes de fechar seu tratamento cosmético, garanta que:
- Os profissionais são qualificados e possuem experiência para aplicar a substância;
- Usam boas marcas, liberadas pela ANVISA, e que eles diluem e conservam de forma adequada;
- Tenham a possibilidade de retorno e acompanhamento do tratamento;
- Possui um ótimo histórico de resultados.
Com isso, você garante que seu resultado será incrível.
Conheça a Dream Plastic!
Atualmente, a Dream é a clínica referência em procedimentos com BoNT e cirurgias plásticas. Nossos cirurgiões possuem anos de experiência e técnicas que garantem uma maior segurança e qualidade do tratamento.
Então, antes de tudo, agende uma consulta na clínica modelo e converse com nossas consultoras.
Só assim você consegue garantir que o tratamento cosmético ideal para você é mesmo o uso da substância.
Para isso é bem fácil, basta clicar no ícone do WhatsApp e falar com nossas atendentes!